esta é a segunda parte da entrevista com a artista de curitiba, noelle piasetzki. enjoy!

 

NOELLE1DSC_0067

 

fale de um artista que passa o que você gostaria de passar com a sua arte.

Alphonse Mucha. Gosto de como ele combina toda a sua composição com a figura humana. Ainda não consegui desenvolver muitos trabalhos com o humano, sempre acabo investindo mais nos elementos pictóricos ou botânica. Mas admiro muito Mucha por conseguir a sua harmonia inserindo a sua musa, Sarah Bernhardt. Acho de grande perfeição a presença dela nas ilustrações dele. Para ser bem sincera, eu gostaria de transmitir muito das coisas que a art nouveau no geral transmitiu para a arte, toda a delicadeza e até a presença no design de jóias, e demais objetos.

 

DSC_0071DSC_0096 (2)DSC_0069a

 

quais artistas nacionais influenciam seu trabalho?

(Abraham) Palatnik. ótimo, em várias fases. Ele é um dos poucos artistas que me ganham entre os seus vários períodos. Acho essencial a forma como ele trabalha compondo seus quadros; a escolha das cores, todas as peças juntas, formando um resultado harmônico. Na verdade, eu parei para reparar nas obras dele pouco tempo depois que me descobri no meu estilo atual. E fiquei muito realizada, pois percebi as intenções dele de transmitir essa organização de muitos elementos e sentenciar em algo reservado, porém, cheio de conteúdo (dentro da minha interpretação). São obras muito racionais, com todas as suas emoções calculadas. Essa mistura de racionalidade com a delicadeza dos materiais me conquista muito, sempre… é como o equilíbrio perfeito da estética com o conteúdo.

 

P1020803P1020804

 

você acha que ajuda ou atrapalha, a criar um olhar próprio e original do artista, ter uma grande quantidade de imagens disponíveis em sites como tumblr e pinterest?

Ajuda. Mas o filtro em relação a isso também é de extrema importância. É muito fácil ter influência direta e possivelmente desviar do estilo original. Nos sites sempre fica evidente os modismos das ilustrações, pinturas e demais manifestações artísticas. Essa evidência é positiva, desde que esse modismo não seja agressivo à criação. Acho que a grande ajuda em relação ao olhar original do artista é exatamente isso, saber filtrar o que é realmente parte da criação do artista e o que é influência direta dos modismos.

 

DSC_0124 DSC_0132

 

que novidades e planos você tem atualmente?

Estou procurando me voltar para novas técnicas, novas cores, novos testes. Tenho um projeto com uma amiga de fazer estamparia em algodão cru e confeccionar capas de cadernos artesanais. Quero me aperfeiçoar mais nas fotografias também, para conseguir transmitir cada vez mais através delas a forma como eu trabalho. Quero testar mais dentro do artesanal também, do orgânico. Eu não me identifico muito com o ramo digital, busco aperfeiçoar o orgânico sempre que posso. Estou passando por um processo intenso de produção, meus últimos trabalhos foram um incentivo enorme a produzir quase que diariamente, tem muita coisa nova surgindo na minha mente, e confesso que falta tempo para conseguir colocar tudo no papel.

 

P1020915 P1020860a P1020859a P1020950(2)

 

links
instagram
tumblr

 

fotos por noelle piasetzki e natalia mello
produção por noelle piasetzki e natalia mello
retratos por natalia mello
entrevista por natalia mello

 

parte #1 da entrevista aqui.