sayuri kashimura é de porto alegre, reside em curitiba e é minha amiga há anos. ela foi uma das primeiras meninas em que pensei para fazer uma mini entrevista, porque ela sempre está envolvida em algum projeto legal e sabe ser criativa em várias áreas. ela também fazia parte de uma das minhas bandas nacionais favoritas, a ótima yokofive. a say está expondo na sala de exposição do de artes até novembro de 2013, em curitiba.

 

selfie autorretrato de sayuri kashimura no espelho

 

o que te inspira a continuar envolvida com arte?
as possibilidades; sejam elas criativas ou não. Tornar tangível essas possibilidades… quando entrei na faculdade de artes, entrei simultaneamente numa crise: lá, criar é apenas uma parcela dos mil afazeres que temos ali e meu envolvimento com qualquer tipo de arte foi esvanecendo… E isso vale pra vida. Todas essas distrações que temos são realmente ruins… Por isso, o cotidiano, sendo inspiração, é o que realmente me mantém envolvida. É o que mantém todos, acho. Queria voltar a tocar, só.

 

foto de posters de shows por sayuri kashimura yoko five

 

qual é o tema que mais te interessa explorar artisticamente?
Tudo, menos eu mesma. Essa coisa de “pata” do artista não parece fazer mais muito sentido pra mim. Conversei com minha professora de pintura no começo do ano sobre como não queria fazer trabalhos pessoais… É realmente impossível, acho. Mas não tornar poética a minha persona é um caminho. Esse foi o caminho que escolhi e que desejo seguir: me interessa explorar o mundo e suas matérias.

 

sobre encontros trabalhos em azulejo de sayuri kashimura

trabalhos em azulejo de sayuri kashimura

 

quando você pensa em um exemplo de mulher, você pensa em quem?
Só me veio nome de meninas da música na cabeça (hahaha) – o que será que isso significa? Patti Smith e a Kathleen Hanna… A KH realmente mudou a minha vida, e por tudo que ela significa para uma infinidade de meninas… Se você tivesse me perguntado isso há alguns meses atrás, diria Marina Abramović também, mas agora só sinto coisas muito bizarras em relação a ela (hahaha).

 

quais são seus artistas favoritos?
Essa pergunta é muito legal; acho que artista preferido tem a ver com o momento. Ano passado fiquei lendo várias coisas escritas pelo Andy Warhol e fiquei obcecada pela lucidez que ele tinha do momento em que viveu… Mas hoje, pra mim tanto faz (hahaha). O mesmo aconteceu em relação ao Robert Mapplethorpe e com vários outros.

Meu artista favorito mesmo se chama herman de vries. A autonomia que ele dá pro mundo nos seus trabalhos realmente mudou toda a concepção que eu tinha de arte…

 

xilogravura de sayuri kashimura

5projeto_para_bienal

 

uma música que resume onde você quer estar em 10 anos.
Barbara Eugênia – Coração (estou ouvindo ela agora mesmo…)

 

música favorita do hole e por quê.
(hahaha) Doll Parts. Hole tem uma identidade tão incrível e quem faz questão de xingar não percebe que essa é a grande pira do Hole, não importa quem fez as músicas (haha). Doll Parts acho que sintetiza tudo isso, além de ser super fácil de tocar na guitarra. Tocar Hole é quase mais legal que ouvir Hole.

 

1hole_hehe_s2

 

entrevista por natalia mello
fotos por sayuri kashimura