o instagram é a minha rede social favorita. além de ser ótima para descobrir novos fotógrafos e artistas, é fonte constante de inspiração. é só saber usar, como tudo nessa vida.

começou como um aplicativo para compartilhar fotos a partir de celulares, mas se transformou em uma linguagem fotográfica específica. a decoração e a paisagem são temas clássicos entre os usuários e a rede até consagrou o conhecido selfie. ray eames  a designer do casal eames que desenhou a cadeira mais famosa do mundo, de acordo com a time — começou a ensaiar o que seria hoje o food styling, mas foi com o nascimento do instagram que food stylist passou a ser a profissão do momento.
todo o modismo da rede social caiu no desgosto de alguns. eu particularmente acho interessante pensar que alguém tirou um minuto do seu tempo para registrar um cenário fotogênico, modificando e experimentando com filtros e texturas, indiferente se o objetivo é só exposição. 

a tamara spielmann younes é formada em desenho industrial pela PUC-PR e também estudou gestão de desenvolvimento de produtos na UTFPR. ela trabalha na meu móvel de madeira e mora atualmente em são bento do sul – sc. também é, na minha opinião, decoradora e stylist nas horas vagas. além de ser talentosa com tudo que requer olhar e bom gosto, ela é um amor de pessoa, super do bem e alguém que admiro por sempre ser criativa e curiosa pelo novo. é claro, também por ela ter sempre as melhores dicas de onde comer um waffle delícia ou tomar um chá em uma casa charmosa!
ela respondeu algumas perguntas para o site e selecionou as fotos favoritas do seu belíssimo instagram, todas de autoria dela.

 

foto de parede com polaroids de tamara spielmann younes
o instagram também é sua rede social favorita?
Não sei se preferida, mas eu gosto bastante. Eu gosto de tudo que tem foto, desenho ou figura, pelo visto pouca coisa mudou desde os meus 4 anos de idade.

o que te chama a atenção fotograficamente em um cenário?
Definitivamente alguma cor ou uma combinação de cores, ou elementos que se repetem e se equilibram. Objetos antigos, intrometidos, que sobram ou se somam. Coisas feitas com capricho, a mão ou com amor, ou até ao acaso. Casas, portas, janelas, histórias.

 

foto de louças de tamara spielmann younes foto de noivos em frente a igreja de tamara spielmann younes insta2

quais são seus filtros e aplicativos favoritos?
Eu não costumo mais usar os filtros do instagram. É engraçado, tive fases, dá pra ver quando meu mundo era todo amarelado, e depois sem contraste, e agora prefiro as fotos com mais cara delas mesmas. Eu gosto de editar no “afterlight”, que é um app bem completo. Outro bacana e que eu já usei bastante foi o “shapely”, que “mudava” o formato das fotos através de bordas brancas (é legal se atentar ao detalhe de salvar a foto e não aplicar outro efeito do instagram em cima, para que não se perceba a borda, enfim, é um bom truque no fim das contas).

 

insta3 foto de céu de curitiba de tamara spielmann younes foto de sorvete de tamara spielmann younes

 

como você descreveria seu estilo?
Eu acho que eu tenho uma facilidade em ver as coisas com harmonia, ou virar, trocar de lugar, empurrar e deixar mais bonito. Eu gosto de bastante branco, linhas retas, anos 20 e o clássico trio 50, 60 ,70 (muito pé palito!). Acho que sempre tem lugar pra detalhes delicados e montinhos de lembranças. Mas acho que no fundo mesmo, eu tenho um estilo que “sempre dá pra dar um jeitinho”, nada pra mim é caso perdido, acho que é “estilo cheio de esperança”.

o que você acha que o influenciou?
A dedicação da minha mãe em sempre incentivar trabalhos feitos à mão, as coisas antigas que minhas avós guardavam e eu adorava revirar, os livros que muitas vezes eu olhava só as figuras e a coragem e a curiosidade que na maioria das vezes ganharam do comodismo e fizeram com que eu me apaixonasse por novos lugares e novas histórias de vidas, eu aprendi mesmo a ver o lado bom, a descobrir o charme de cada cidade, de cada pessoa. Aliás, ter conhecido pessoas que amavam o que faziam, mesmo sem saberem direito o que faziam me enchia de felicidade. As aulas de composição, fotografia e desenho também me faziam viver um sonho. Ah! e ter olhado mais para cima, tem muita coisa além da altura dos olhos e do coração também.

insta6 insta7 insta8

 

que obras/artistas te inspiram?
Wes Anderson e sua incrível habilidade de usar cores que conversam em cenas super simétricas e charmosas. Van Gogh por fazer tudo com amor, se apegar aos detalhes e fazer disso uma grande coisa. Woody Allen que cria um tanto de gente, diálogos e situações e que me fez apreciar cenas cotidianas. Billy Corgan que me deixa confortável com o perfeccionismo e Mies Van der Rohe com a clássica “menos é mais”.

 

insta9 insta10 insta11

cite 10 elementos que te inspiram no dia a dia.
1 o lado bom
2 chá de todo tipo
3 velharias
4 luz da manhã
5 cafés da manhã
6 boas conversas
7 delicadezas
8 gentilezas
9 flores
10 detalhes

 

insta12 insta13 insta14insta15 insta16 instaa17

 

 

por natalia mello