o primeiro detalhe que notamos nas fotografias da viviane sassen é a cor, há sempre muita cor. suas fotos parecem pintadas meticulosamente e o uso da luz é de esmagar. a mesclagem do documentário com a moda é muito natural.



Francisca Kapijimpanga menina africana por viviane sassenKisumu retrato de jovem africano por viviane sassen Mujimanzovu Traveller Leaf


viviane diz que se interessou em fotografar jovens na áfrica, por perceber que apesar de ter passado a infância na quênia, não tinha memórias ou registros de como é viver a adolescência lá.
essas fotos são das séries flamboya e ultra violet e foram fotografadas no quênia, uganda, tanzânia e zâmbia.


MilkParadise Lost retrato de jovem africano por viviane sassenElvis jovem africano por viviane sassen


essas imagens me fizeram pensar em filmes como spring breakers e the bling ringe em como eles levantaram um debate sobre a juventude atual. mas hollywood faz você pensar que o adolescente do larry clark e do 10 things i hate about you é o único adolescente que existe, misturando muito aqui fotografia e documentário com cinema, é claro. uns dias atrás vi rosetta e achei interessante ver que esse filme é classificado como teen movie, e pensei: é mesmo! apesar de ser um filme cult, a história é pela perspectiva de uma menina, da sua luta diária e solidão, de uma maneira mais substancial e realista. logo, sim, é um teen movie.
o importante é sempre tentar entender os jovens por diversas lentes e autores, e virei muito fã das lentes da viviane.


vivanne sassen VivianeSassen10


por natalia mello